Bom já temos a nossa maquina montada, já temos o nosso projecto para impressão, falta o filamento para imprimir!

Filamento é o material usado para realizar as impressões na mossa maquina, existem vários tipos de filamento e de materiais.

O mais usado é o de 1.75mm, o de 3mm esta a desaparecer pois as maquinas mais baratas não o usam ou não vêm preparadas para o de 3mm.

Existem vários tipos de filamento de materiais completamente diferentes, PLA, ABS, HIPS, TPC, PVA, Wood PLA, NYLON, PET e muitos mais. Os mais comuns em uso domestico são o PLA e ABS.

MSF1P-NYL-0_grande

PLA – Biodegradável , derivado de fontes renováveis como amido de milho, raízes de mandioca e de cana, degrada-se em +- 24 meses enterrado e 48 meses em água. As impressões ficam com aspecto brilhante, rígido, bastante difícil de deformar ou flexionar. Baixa resistência ao calor, as peças impressas deformam-se facilmente, por exemplo deixadas dentro de um carro ao sol. NÃO DEITA CHEIRO, durante a impressão o filamento ao derreter não deixa qualquer cheiro no ar, seguro para a realização de objetos em contacto com comida. Temp. de extrusão entre 180º – 230º, mesa não precisa de temperatura.

Wood PLA – igual ao anterior, com a diferença que +- 30% do filamento é madeira. Não é considerado seguro para alimentos. Temp. de extrusão entre 195º – 220º, mesa não precisa de temperatura.

polymakr-3d-printer-material-chinese-3

ABS – Plástico derivado do petróleo, o mais antigo material utilizado nas impressoras 3D, produz peças bastante fortes, apresenta superfícies foscas e opacas, não apresenta uma boa qualidade de acabamento em relação ao PLA. Produz fumo tóxico na altura de impressão. Temp. de extrusão entre 210º – 250º, mesa entre 50º – 100º

TPE, TPU – Depois de impresso fica bastante flexível, ideal para brinquedos, capas para telefones etc. Alta durabilidade. Muita dificuldade na impressão, pois requer um ajuste muito fino da temperatura do bico. Temp. de extrusão entre 225º – 235º, mesa não precisa de temperatura.

sneakers-3d-printing-6

HIPS, PVA – Os dois tipos são usados para suporte de peças, porque são solúveis, algumas vezes terás que utilizar suporte nas peças para que o resultado final seja o pretendido, para isso usamos estes materiais pois o resultado final será melhor, de salientar que para o uso destes materiais ao mesmo tempo que o PLA ou ABS terás que ter uma impressora com 2 extrusores ou 1 extrusor que utilize mais que um filamento ao mesmo tempo. HIPS – Temp. de extrusão entre 210º – 250º, mesa entre 50º – 100º; PVA – Temp. de extrusão entre 180º – 230º, mesa não precisa de temperatura.

hips-supported-3d-print