Carga real da power bank

Tenho andado bastante ocupado que desde que mudei o site de servidor ainda não tive tempo de por tudo em ordem.

Mas o que me levou hoje a escrever esta publicação é a disseminação das power bank que todos precisamos para que os nossos preciosos gadget não “morram”.

Nas ultimas semanas tenho viajado um pouco, normalmente de volta a casa depois de uma temporada de trabalho no estrangeiro e de regresso para junto da familia. No meio disto tudo esta a comunicação com todos, e as preciosas power bank para manter alimentado o Iphone.

Todos nós temos alguma power bank de 2000mA, 4000mA ou 8000mA e algumas com uma capacidade mesmo abismal como 100 000mA como ja vi ha venda.

Mas qual a sua capacidade real de carga? Pois essa deve ser a principal razão do preço que alguns cobram.

Dia 3 de agosto aterrei em Frankfurt para uma escala de 5h e depois apanhar o avião para Portugal, infelizmente para mim a power bank estava descarregada e liguei-a há ficha das muitas que existem no aeroporto para a carregar, bom a parte pior aconteceu, dei mais uma volta no grande tempo que tinha e nunca mais me lembrei da power bank que estava a carregar até que o iPhone começou a ficar com pouca carga, tarde de mais nunca mais a vi como era de esperar.

A power bank tinha sido comprada a bordo do avião da Ryanair uns meses antes por 14,99€ com 2000mA.

Como sempre tive a curiosidade de saber se fui enganado ou não, já algum tempo comprei o medidor de carga que se instala entre o carregador e o cabo e mede a passagem de corrente e quando termina de carregar fica ali no pequeno visor a carga que passou para dentro da power bank.

Depois de descarregada a power bank da “Ryanair” carregou 2162mA, o que por assim dizer comprei uma que é tal como diz ser.

Bom mas nem todas são assim, tenho 2 que dizem 2000mA, uma carrega 867mA, bom é oferecida por empresas em exposições por isso era de esperar, a outra comprada carrega 1673mA, o que posso dizer que me roubaram e enganaram.

Mas a grande surpresa veio na ultima semana, em escala no aeroporto de Lisboa. Estava no terminal 2 e como é um excelente aeroporto, fichas para carregar o telemóvel são raras, por isso a solução passa por visitares algumas das lojas e encontrei a Ale-hop, onde depois de escolher relação capacidade/preço acabei por trazer um power bank da maior capacidade que tinham 8000mA por 17€.
Uau 8000mA dará para carregar o meu iphone 6s pelo menos 4 vezes (1750mA por carga) sobrando alguma coisa.

Bom errado, depois de carregar 2,5 vezes sobrou nada, comecei a pensar, bom era a primeira carga ainda não foi carregada, vamos ja testar e ver quanto carrega.

Coloquei o medidor de carga e BUMMMM, carga maxima 6454mA, é verdade venderam-me uma power bank de 8000mA que lhe falta quase 25% da capacidade.

Agora tenho um dilema como provamos isto na loja visto que tem garantia?